Abstract- “Ética e Retórica na publicidade/propaganda”

Por Margarida Lopes e Margarida Paccetti
A retórica está presente na propaganda em várias dimensões, caracterizando-se pela existência de um exercício estruturalmente apelativo: que motive o utilizador a algo. De facto, é possível constatar marcas não racionais (o ethos e o pathos). No caso do ethos, refere-se a casos ligados à emotividade, remetendo para o domínio do orador, quando este remete para o destinatário relacionase com o pathos. No mesmo território, o ethos pertence á definição de ética sendo possível constatar uma relação semântica entre as palavras. Dirige-se ao consumidor, na medida em que pretende resguardar a sua posição numa área onde o lucro e a persuasão são imperativos, existindo normas e códigos (código do consumidor) que visam cumprir esta função. O próprio modelo padrão da publicidade pretende conseguir atrair o desejo humano para si, para os produtos que deseja vender. Assim, o presente trabalho pretende desenvolver o tema da ética e retórica numa dimensão ligada à propaganda no contexto actual, utilizando exemplos pertinentes para a compreensão desta análise.

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